OFICINAS e PALESTRAS sobre Saúde Mental


Liderando SaudavelMente
•como se caracteriza e se constrói um ambiente de trabalho acolhedor, seguro e saudável psicologicamente;
•o que é o Burnout, seus sintomas e prevenção;
•como facilitar, mediar e fomentar uma atmosfera organizacional que cuida da saúde mental e resultados pessoais e organizacionais;
•como, a partir das necessidades humanas universais, despertar o protagonismo e o senso de propósito em relação ao trabalho;
•estratégias de gestão de pessoas que promovem um ambiente organizacional mentalmente saudável;
•práticas de autocuidado e hábitos saudáveis para lidar com o estresse e cuidar do saúde mental dos times e seu impacto sistêmico.
Público: profissionais de gestão de pessoas e lideranças.
Protagonismo, QI Emocional e Mente Sã
•atitude protagonista, autorresponsabilidade, autoconhecimento e inteligência emocional como fatores decisivos para a saúde física e mental;
•a função das emoções e como identificar as suas demandas para eleger ações prósperas que promovam saúde mental para si e para o time;
•a gestão inteligente das emoções como estratégia de autocuidado, conexão com a energia da vida e promoção da saúde mental;
•ganhar consciência que cuidar do outro é, também, cuidar de si;
•a diferença entre agir e reagir e o impacto no enfrentamento de adversidades e desafios emocionais;
•o ciclo gerador de prosperidade ou escassez de saúde mental para tomada de ação e decisões mais assertivas.
Público: todos os colaboradores.

Escuta empática e mente tranqüila
•ampliar o autoconhecimento sobre as próprias necessidades e expectativas para adotar ações de autocuidado protagonistas e diminuir a carga de stress mental e emocional;
•aprender a escutar a si e ao outro com presença plena, de forma assertiva e empática, escutando além do que está sendo dito para transformar julgamentos, queixas e reclamações em pedidos efetivos, fomentando a conexão e a colaboração nas relações pessoais e profissionais;
•compreender a importância de assumir responsabilidade no ato de escutar, verificando o entendimento para contribuir para a assertividade na comunicação, conexão, colaboração e, consequentemente, promover uma atmosfera organizacional mental e emocionalmente saudável.
Público: todos os colaboradores.

Comunicação Consciente e Bem-estar Mental
•a comunicação como pilar essencial para promoção de uma atmosfera mais saudável nos níveis físico, emocional e mental nas organizações;
•como se expressar com autenticidade, cuidando da própria experiência, do outro e da relação entre si para promover empatia, entendimento, assertividade e colaboração;
•como aplicar as bases da CNV - Comunicação Não Violenta para minimizar o estresse, a reatividade e a resistência nas relações, fatores que afetam negativamente o clima organizacional e a saúde mental dos colaboradores;
•a diferença do impacto nas relações quando se comunica a partir de fatos ou opiniões, de pensamentos ou sentimentos, de necessidades ou estratégias e de exigências ou pedidos efetivos, específicos e positivos e a repercussão na saúde mental.
Público: todos os colaboradores.